top of page

Conhecendo as mídias na comunidade

  • troncoagencia
  • 19 de out. de 2017
  • 3 min de leitura

A comunicação comunitária incorpora conceitos e reproduz práticas tipicamente da comunicação popular em sua fase original. A grande mídia também incorporou a palavra para designar algumas de suas produções. Percebe-se, dessa forma, que comunitário é um termo de uso problemático, já que pode se referir a processos diferentes entre si. É prudente recorrer ao status original dessa modalidade comunicativa, bem como aos conceitos de comunidade, para a caracterização mais adequada do processo. Este adjetivo popular (comunicação comunitária) tratar-se de “comunicação do povo”, feita por ele e para ele, por meio de suas organizações e movimentos independentes, visando à transformação das estruturas opressivas e condições desumanas de sobrevivência. Como o livro da Peruzzo, Comunicação nos movimentos populares, já diz:

“ O mundo passa por intensas transformações técnico – científicas e, ao mesmo tempo, vê-se envolvido por fenômenos de desequilíbrios e contradições que ameaçam a vida e a humanidade. Mas, apesar das dificuldades e das desilusões, algumas experiências de envolvimento popular na comunicação comprovam que o homem e a mulher encerram a potencialidade de ser sujeito da história. ”

As transformações também trazem diferentes meios técnicos como a convergência da mídia que está presente em todos os meios de comunicação, disseminando várias notícias, principalmente em tempo real, de um sistema para o outro. Atualmente a convergência está adentrando nas ONG´S e outros projetos sociais nos bairros, esse processo facilita a propagação de uma determinada mensagem, de diversas formas em diversos meios. Mas isso funciona pela comunicação em rede que está se tornando o maior meio de comunicação do mundo, pois tem a facilidade de ajudar uma pessoa em diversos sentidos, e está sempre à disposição para quem quiser usar. Essa “ferramenta” está contribuindo para o avanço social em diversas áreas, como: comunicação, economia, além de dar também autonomia e liberdade para as pessoas se expressarem, entre outras coisas. Isso traz um ponto positivo para as comunidades pois tem a função de fazer a inclusão social de todas as pessoas.

Diante das afirmações informadas a cima, concluímos que a comunicação popular, comunitária e alternativa representa uma forma atual originaria dos movimentos sociais, “comunidades” e outros grupos sociais orgânicos e as classes subalternas com a finalidade de exercitar a liberdade de expressão dentro do ciberespaço. Ao mesmo tempo serve como uma forma de conscientização e mobilização visando a organização popular e a transformação social usando os atuais meios de comunicação para inserir o espirito comunitário. E não se trata apenas de comunicação, mas também de incluir meios e canais tecnológico, interação verbal face a face ou de cada grupo social do povo feito para o povo, sem fins lucrativos e visando garantir benefícios para a população. A convergência da mídia estando presente em todos os meios comunicacionais tem levado mensagens de diversas formas e em diversos meios nas comunidades emergentes, ou seja, comunidades que se preocupam em desenvolver seus próprios sistemas de informação e de comunicação para gerar respostas de conhecimento frente a problemas concretos e significativos de sua localidade.

Podcast:

Entrevista feita com o coordenador de acervo Felipe Rocha do Instituto Museu da Pessoa, produzida pela agência Tronco.

Veja mais em:

Disponível em https://www.4shared.com/web/preview/pdf/hIItKg_o. Acesso em dia 26 de setembro de 2017

Disponível em: Desafios da Comunicação Popular e Comunitária na Cibercultur@: Aproximação à proposta de Comunidade Emergente de Conhecimento - Cicilia Peruzzo. Acesso 27 de set.2017

Quem é Cicilia Peruzzo?

Cicilia Peruzzo

Saiba mais sobre Peruzzo em:


 
 
 

Comentarios


 agência tronco 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A agência tronco sempre busca fazer seus clientes se sentirem satisfeitos com os nossos trabalhos. No Blog vocês terão a oportunidade de ver um pouquinho das nossas peças (textos, videos, infográfico,classificado podcast, entre outros) seja bem vindo e aproveite.

Próximas Novidades: 

 

 

SIGA A TRONCO
  • White Twitter Icon
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
Post Recentes  
Procurar por TAGS

© 2023 por O Artefato. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook B&W
  • Twitter B&W
  • Instagram B&W
bottom of page