A cibercultura na sua ideologia
- troncoagencia
- 19 de out. de 2017
- 2 min de leitura

Cibercultura é um espaço amplo,de acordo com citação do livro CIBERCULTURA Sob o olhar dos Estudos Culturais (Cap. 10. pág.168), não existe uma teoria que explique a cibercultura, o que existe são leituras que foram sendo estruturadas com o surgimento do ciberespaço.
Para Rüdiger, a cibercultura seria explicada historicamente “pela convergência do pensamento cibernético e da informação da comunicação. O ciberespaço proporciona à sociedade novas formas de socialização. Programas de mensagens instantâneas, blogs, listas, e-mails, salas de bate-papo, jogos e etc. E em sua maioria buscam ou alimentam na rede novas experiências pessoais.
O crescimento do ciberespaço se deve a: interconexão, criação de comunidades virtuais e a inteligência coletiva, tais fundamentos servem para fortalecer a comunicação mundial e local e formas atuais dos indivíduos concordarem com mesmo assunto em suas diversidades.
Há uma grande percepção sobre o crescimento do cibercultura, nos meios de comunicação. Com isto para Levý:
“O termo [ciberespaço] especifica não apenas a infraestrutura material da comunicação digital, mas também o universo oceânico de informações que ela abriga, assim como os seres humanos que navegam e alimentam esse universo. Quanto ao neologismo ‘cibercultura’, especifica aqui o conjunto de técnicas (materiais e intelectuais), de práticas, de atitudes, de modos de pensamento e de valores que se
desenvolvem juntamente com o crescimento do ciberespaço”.
(LÉVY, 1999, p. 17)
Ele também avalia a cibercultura que, além de ser sistematizada e universalizada em si, oferece uma infraestrutura para processo de segundo plano como: finanças, comércios, pesquisa científica, mídias, transportes, produção industrial e etc.
Lévy leva o raciocínio de universal sem totalidade, a partir destes princípios temos três principais fundamentos. A interconexão, sendo apresentado como uma pulsão para a conexão. “Para a cibercultura, a conexão sempre é preferível ao isolamento. A conexão é sempre em si”. Uma comunidade virtual, como uma comunidade que estabelece relações através de meios de comunicação à distância, caracterizando-se pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns, que trocam experiências e informações em ambiente virtuais. A inteligência coletiva, que é um conceito de um tipo de inteligência compartilhada que surge da colaboração de muitos indivíduos em suas diversidades. É uma inteligência distribuída por toda parte, na qual todo o saber está na humanidade, já que ninguém sabe tudo, porém todos sabem alguma coisa.
Com isso tudo disponível, a cibercultura, expressa em termos de cultura a disputa, as contradições e os antagonismos de nossa realidade histórica, e que resulta em uma cibercultura contraditória, polifônica (simultaneidade de sons diferentes que formam uma harmonia), instável e em disputa. E com isso o resultado pode ser várias e paralelas, dependendo das inúmeros fatores das dimensões de capacidade de hegemonia e poder.
Quem é Pierre Lévy?
Pierre Lévy

Veja mais em:
Cafe com sociologia
Portal do governo
Livro: CIBERCULTURA Sob o olhar dos Estudos Culturais (pag. 165)
Commentaires